sexta-feira, 10 de novembro de 2017

AS IRREDUTÍVEIS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS

A propósito da realização da Conferência Internacional “Addressing and Supporting Family and Child Wellbeing | 15 years of Touchpoints in Portugal” organizada Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família, encontram-se duas estimulantes entrevistas, a Joshua Sparrow no Público e a Gomes-Pedro no Observador.
O Professor Gomes-Pedro é uma das figuras que na linha do Mestre João dos Santos e de há muitas décadas mais se tem destacado na defesa intransigente dos direitos e bem-estar das crianças e das famílias. Para além da prática médica, do ensino, da investigação e produção científicas, da criação da Fundação Brazelton/Gomes Pedro, é fundamental sublinhar a dimensão humanista e ética e intervenção social do Professor Gomes-Pedro com quem tenho o privilégio de me cruzar regularmente e sempre sentir como grande é a sua Pessoa.
A acção da Fundação para as Ciências do Bebé e da Família bem como a própria vida do Professor Gomes-Pedro tem assumido uma importância significativa na promoção e divulgação de uma cultura de protecção e bem-estar das crianças e das famílias, mais um dos serviços que designo como bens de primeira necessidade.
Termino com uma afirmação de um autor muito conhecido na área da educação e do desenvolvimento, Bronfenbrenner, "Para que se desenvolvam bem, todas as crianças precisam que alguém esteja louco por elas". É a condição de base para que se cumpram as irredutíveis necessidades dos miúdos como refere Brazelton.

Sem comentários: