domingo, 17 de setembro de 2017

DO REGIME LEGAL DA INCLUSÃO ESCOLAR

Quase de saída para participar num debate sobre o Regime Legal da Inclusão Escolar, ainda em discussão pública até ao fim do mês. O debate integra-se num ciclo promovido pela Contramão e o de hoje é em Lisboa.
Antecipo uma tarde estimulante. O conteúdo, a necessidade, o contexto, e todos os que participam e assistem são uma garantia de que assim seja.
O meu caderno de encargos é relativamente simples de enunciar. Defender a existência de um quadro legal que no respeito pela diversidade assegure, promova e regule o direito à educação de qualidade de todas as crianças, a sua presença nas salas de aula, a sua participação nas actividades comuns, a sua pertença à comunidade educativa e que aprendam mobilizando e acreditando em todas as suas capacidades.
Por outro lado e sabendo que pelo menos numa dimensão o sistema é verdadeiramente inclusivo, coexistem sem sobressalto práticas educativas de excelência com intervenções que atropelam os direitos de alunos, famílias e também dos profissionais, defender a existência de dispositivos de regulação que não devem estar sediados na Inspecção pois não são da mesma natureza.
Vamos ver como corre.

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