sábado, 5 de agosto de 2017

MAIS ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR

Com o processo ainda em curso e faltando duas fases de candidatura, os dados sugerem que de novo se verifica um aumento do número de candidatos à frequência do ensino superior. A confirmar-se trata-se do terceiro ano consecutivo em que aumenta o número de alunos que pretende aceder a formação superior.
É, sem dúvida, uma boa notícia.
No ano passado e a propósito da subida que já se verificou alguns especialistas defenderam que a subida se deveria a maior sucesso no ensino secundário, a melhoria na condição económica de algumas famílias e ao aumento de confiança na formação superior.
Espero que sejam estas razões continuem a sustentar a subida deste ano mas aguardemos o resultado final do acesso ao superior
É importante recordar que, contrariamente ao muitas vezes se entende, as famílias portuguesas enfrentam um dos mais caros sistemas de ensino superior da UE e da OCDE.
Por outro lado, tem vindo a instalar-se a perigosa e falsa ideia de que "somos um país de doutores". Na verdade, apesar da recuperação, temos uma das mais baixas taxas de pessoas com formação superior entre os países da OCDE. É fundamental insistir que não temos licenciados mais, temos desenvolvimento a menos e daí alguma dificuldade na absorção de mão-de-obra qualificada.
Aliás, não cumpriremos certamente o objectivo de formação superior estabelecido na UE para 2020 mesmo com a ajuda de habilidades na oferta formativa como a "meia licenciatura". Por outro lado, é fundamental não esquecer que Portugal ainda é um dos países em que mais compensa a qualificação superior.
Neste quadro, saber que está a aumentar o número de estudantes que pretende frequentar o ensino superior é mesmo uma boa notícia.

Sem comentários: