quarta-feira, 2 de agosto de 2017

DO JORNALISMO QUE É JORNALISMO E DO QUE NÃO É

O Sindicato dos Jornalistas propôs ao Ministério da Educação uma parceria para desenvolver em sete escolas um projecto-piloto sobre “literacia mediática no ensino secundário".
O Projecto que que contará com o patrocínio do Presidente da República terá como objectivo, entre outros, mostrar junto dos mais novos a relevância do jornalismo pois “as novas gerações têm dificuldade em destrinçar o que é jornalismo do que não é”.
Considerando os tempos que vamos vivendo no universo da comunicação social e o baixo consumo dos "media" em Portugal a iniciativa parece extraordinariamente pertinente.
Julgo mesmo que deveria ter também como destinatária a própria classe dos jornalistas pois muita gente considerada como tal parece ter uma enorme “dificuldade em destrinçar o que é jornalismo do que não é”.
Como é evidente não está de todo a causa a liberdade de informação e de opinião bem como o papel insubstituível da imprensa como um dos pilares das sociedades abertas e democráticas. No entanto, todos os dias nos deparamos com práticas e discursos de um sentido ético e deontológico miserável, de um baixo nível de competência, frequentemente ao serviço de agendas mais ou menos explícitas e numa luta selvagem por audiências em que vale (quase) tudo. Os tempos mais recentes têm sido particularmente elucidativos.
E não, boa parte dos conteúdos jornalísticos na imprensa …não é jornalismo, por vezes é mesmo um insulto à inteligência e sensibilidade de muitos de nós embora, tenho que o admitir, possa ser do agrado de outros de nós.
Como sempre é uma questão de escolha, o que se serve, como se serve, quem se serve, por que razão se serve, entre outros critérios.

Sem comentários: