sexta-feira, 30 de junho de 2017

REPRESENTANTES E INTERESSES REPRESENTADOS

Em qualquer país democrático é imprescindível a existência de instituições ou estruturas que que representam a voz e os interesses de grupos de cidadãos. Estas estruturas ou instituições podem, devem, ter tipologias de diferentes na sua organização, assumirem objectivos diferentes, emergir de grupos sociais de maior ou menor dimensão ou terem implantação local ou nacional.
Estas estruturas ou instituições, desde o partido à associação profissional ou à associação que agrega pessoas ligadas a matérias ou problemas específicos, têm um papel essencial e insubstituível na construção de democracias saudáveis em que os cidadãos, todos os cidadãos têm voz. Isto é tanto mais importante quanto mais baixa é a voz de alguns cidadãos ou grupos como é o caso de boa parte das minorias o que as torna mais vulneráveis,
O que me tem vindo a incomodar é sentir e perceber que com demasiada frequência se vai verificando que mais do que proteger a voz e os interesses de quem representam ou se espera que representem, protegem a voz e os interesses dos que representam essas estruturas ou instituições, ou seja, os seus próprios interesses e voz. 
Sei bem das inúmeras excepções com sei bem dos inúmeros de exemplos de que assim é.
Este cenário não é certamente alheio à falta de saúde ética dos tempos que vivemos. Será que queremos mesmo alterar este quadro?
Aparentemente não, conforme o exemplo proporcionado pelo trabalho do JN sobre a tolerância com que é aceite o retorno à vida política de autarcas envolvidos em “clientelismo, falta de transparência e corrupção".
É destino?

Sem comentários: