quinta-feira, 15 de junho de 2017

O BEM-ESTAR DOS MAIS NOVOS. O ESTADO DA ARTE VISTO PELA UNICEF

A imprensa de hoje faz referência ao Relatório da UNICEf “Building the Future - Children and the Sustainable Development Goals in Rich Countries” sobre o bem-estar das crianças nos 41 países considerados mais desenvolvidos que incluem UE e OCDE. Vale a pena a leitura.
Portugal aparece posicionado na 18ª posição considerando o conjunto dos critérios definidos.
De forma mais específica é importante a excelente apreciação no critério saúde e a baixa classificação no critério “erradicar a fome” ou “pobreza”.
O desempenho em educação está em termos médios.
Nesta síntese registo ainda para um baixo 27º lugar na “redução de desigualdades” e uma situação positiva relativamente às taxas de suicídio ainda que a ocorrência de episódios de bullying seja a oitava mais elevada neste relatório sobre 41 países.
Uma nota final para sublinhar que apesar de estarmos a analisar os países mais desenvolvidos uma em cada cinco crianças vive em pobreza relativa.
Em termos gerais, e sempre sobre os países mais ricos, o relatório da UNICEF mostra por exemplo que uma em cada cinco crianças vive em pobreza relativa e que uma em cada oito enfrenta insegurança alimentar.
O estudo cuidadoso destes indicadores no seu conjunto poderia contribuir para definir um sólido e necessário caderno de encargos em matéria de políticas que envolvam os problemas das diferentes dimensões  da vida dos mais novos.
Se assim fosse, o futuro poderia ser encarado com mais optimismo.

Sem comentários: