terça-feira, 9 de maio de 2017

TODAS AS ESCOLAS SÃO UMA PONTE

A 12 de Maio é lançado um novo trabalho sobre a Escola da Ponte. Trata-se do livro de Paulo M. Morais,  “Voltemos à escola – Como a Escola da Ponte ensina de forma diferente há 40 anos
O Projecto “Fazer a Ponte” surgiu há 40 anos e é importante sublinhar desenvolveu-se em contraciclo com as orientações do Ministério da Educação.
Sob a orientação de José Pacheco, que entretanto partiu para o Brasil construindo novas pontes, e apesar das vicissitudes e constrangimentos, da pressão da tutela sobre a Escola da Ponte e sobre o Director, das inspecções e avaliações que procuravam concluir que seria uma experiência falhada, a comunidade mostrou que era, é, possível ter um outro tipo de escola. Não, não é uma escola perfeita, é apenas uma escola de pessoas e talvez isso se perceba melhor lendo umas das entrevistas mais recentes de José Pacheco.
A escola da Ponte tem sido desde há anos um objecto de estudo e visita recorrentes por parte de investigadores e professores nacionais e estrangeiros que reconhecem o que de qualidade por ali acontece. Deve ainda sublinhar-se que a visão da escola da Ponte é de uma escola onde verdadeiramente cabem todos, alunos, professores e funcionários.
Aliás, no livro cita-se o Senhor Serafim que entende que o milagre da Ponte talvez passe por não desistir de nenhum aluno.
Há quem lhe chame escola inclusiva.
Para que conste.
No entanto e esse é o maior desafio que enfrentamos, todas escolas são uma ponte, a ponte que todos os alunos devem atravessar para chegar a um lugar no futuro. Não podemos permitir que algum fique a meio.

Sem comentários: