terça-feira, 2 de maio de 2017

DA DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA

Deve ser a isto que se chama distribuição da riqueza.
Segundo dados do Eurostat, Portugal é o quarto país da União Europeia com maior desigualdade salarial.
De acordo como o DN e com base nos dados já disponíveis relativos a 2016, existem empresas integrantes do PSI-20 em que os gestores ganham 100 vezes mais que os funcionários, trabalhadores, colaboradores, activos, empregados, o que lhes quiserem chamar.
Só por curiosidade a Jerónimo Martins, o grupo liderado até há pouco por esse farol da ética, Alexandre Soares dos Santos, é a empresa com maior assimetria salarial.
Só para recordar.
Lembram-se da polémica de há alguns anos com a campanha realizada pelo Pingo Doce num 1º de Maio. Lembro que Soares dos Santos afirmou na imprensa a obtenção de um ganho de 25 a 27 milhões de euros com o amargo espectáculo proporcionado.
Entretanto, o Tribunal da Concorrência de Santarém decidiu reduzir para menos de metade a multa que a Autoridade da Concorrência tinha decidiu aplicar à cadeia de supermercados da Jerónimo Martins por vendas abaixo do preço de custo na extraordinária campanha de 50% de desconto no 1º de Maio o que lhe valeu a obscena multa de 30 000€. O crime compensa.
Também recordo a recorrente postura e discurso hipócrita da liderança do Grupo, designadamente, de Alexandre Soares dos Santos que se assume como campeão de ética e transparência, lembram-se certamente da famosa declaração pública "Truques é para o Sócrates, não comigo".
Também relembro, Nicolau Santos denunciou-o no Expresso, que quando o Governo fez aumentar o IVA, foi publicitado até à exaustão que a cadeia Pingo Doce não o aumentou, mas, na verdade, repercutiu o aumento nos preços pagos aos produtores, esmagando, assim, as suas já reduzidas margens. Continuou desta forma manhosa a assegurar a fatia de leão do lucro, a distribuição, e ainda pôde proclamar que não aumentou o IVA. Entretanto, certamente com cobertura legal, também mudou para a Holanda a sede de algumas actividades do Grupo, à procura de benefícios fiscais que representam algumas dezenas de milhões de euros.
Na verdade, façam o que eu digo, não façam o que eu faço. Estamos fartos de lições desta natureza. Alexandre Soares dos Santos terá, evidentemente, os seus méritos e destaco a iniciativa que suporta a PORDATA.
Para finalizar, recordo mais uma notável afirmação de Alexandre Soares dos Santos, no Expresso de 12/01/2013 lia-se "O português é inteligentíssimo, aprende com enorme facilidade, tem grande capacidade de trabalho. A única coisa que precisa é de orientação".
Na verdade, nem precisa de pagar muito aos seus colaboradores, activos, empregados, funcionários. Quem os orienta sim, merece e justifica a enormidade do salário.

Sem comentários: