domingo, 2 de abril de 2017

DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Apesar do sobressalto e abaixamento provocados pela negrura crática que se abateu sobre o ensino superior e a investigação, com particular impacto nas ciências sociais, o sistema português de investigação científica mostra qualidade e desenvolvimento.
Sou dos que entendem que a ditadura da bibliometria a que acresce os enviesamentos do emergente nicho de mercado das publicações científicas não pode ser o único critério de qualidade na avaliação da investigação científica e do ensino superior mas é importante perceber e reconhecer o valor do trabalho desenvolvido.
Mais importante ainda é a retoma de um caminho de investimento e de novos modelos de dispositivos de organização, financiamento e avaliação aliás, já anunciados e cuja concretização ns diferentes dimensões se aguarda.
Na verdade, está estudada e reconhecida de há muito a associação fortíssima entre o investimento em educação e investigação e o desenvolvimento das comunidades, seja por via directa, qualificação e produção de conhecimento, seja por via indirecta, condições económicas, qualidade de vida e condições de saúde, por exemplo.

Sem comentários: