sábado, 25 de fevereiro de 2017

UM MÉDICO TÓXICO

Peço desculpa de voltar em tão pouco espaço de tempo à questão do consumo excessivo do metilfenidato que tem os nomes correntes de Ritalina, Concerta ou Rubifen para minimizar alegadas situações de défice de atenção ou/e hiperactividade em crianças incluindo crianças muito novas, a frequentr educação pré-escolar.
Acabei de assistir ao programa da RTP1 Linha da Frente e apesar de não ser apreciador do tom e da linha editorial vi até ao fim dado o interesse pela temática
Nada do que vi e ouvi de pais, professores ou técnicos me fez alterar o que escrevi há dias.
Apenas quero sublinhar a fortíssima indignação com o depoimento do médico Miguel Palha. É um habitual defensor das virtudes do metilfenidato e mais uma vez defendeu a sua utilização em larga escala, aliás, afirmou que o consumo em Portugal até é baixo. A argumentação pareceu-me de natureza “terrorista” insustentável à luz do estado da arte e das guidelines mais sólidas sobre o desenvolvimento, educação e bem-estar das crianças.
Absolutamente deplorável.

2 comentários:

Ana Cristina Cardoso disse...

Também vi o programa.. e confesso que fiquei perplexa com o que ouvi do drºMiguel Palha... sinceramente não esperava!!! :(

Zé Morgado disse...

Conheço as ideias do Dr. Miguel Palha sobre estas matérias e outras ligadas à educação de meninos com necessidades especiais há muito tempo. Lamentavelmente já não me surpreende.