quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

DAS PALAVRAS REPRESENTATIVAS

Por iniciativa habitual da Porto Editora decorreu o processo que levou à escolha da palavra do ano.
A eleição, apesar da baixa taxa de participação adoramos eleições, teve como resultado que para 2016 a palavra mais votada foi “geringonça”. Bem escolhida. Também resultou de uma eleição e de uma solução política inédita.
Em 2009 tivemos “esmiuçar”, em 2010 “vuvuzela”, em 2011 “austeridade”, em 2012 “entroikado”, em 2013 “bombeiro”, em 2014 “corrupção”, em 2015 “refugiado” e agora “geringonça”.
À distância é curioso olhar para as palavras que foram sendo escolhidas ao longo dos anos e tentar perceber o significado dessa escolha.
E a propósito do significado e da escolha das palavras representativas de um tempo recordo a "Invenção do Dia Claro", em que Almada Negreiros dizia, "Nós não somos do século de inventar palavras. As palavras já foram inventadas. Nós somos do século de inventar outra vez as palavras que já foram inventadas”.
Talvez fosse mesmo boa ideia inventar outra vez palavras já inventadas e que, creio, não constam da lista final da qual que sairá a palavra do ano.
Estou a pensar em como seria interessante inventar outra vez, desta vez mais a sério, palavras como solidariedade, equidade, justiça, ética, seriedade, humildade, democracia, dignidade, inclusão, tolerância, etc.
A ver vamos.

Sem comentários: