sexta-feira, 7 de outubro de 2016

MÃES, FILHOS E TRABALHO

Voltando ainda ao recenteSociety at a Glance 2016”, da OCDE, algumas notas sobre família.
Portugal está entre os países onde mais de 90% das mães trabalham a tempo inteiro. Mais de 75% conciliam a vida familiar, filhos menores e emprego, quase sempre a tempo inteiro.
 Entre as mulheres com filhos até aos dois anos, as mães portuguesas têm uma taxa de emprego de 70% enquanto a média da OCDE é de 53%.
Se considerarmos os filhos até 14 anos, em Portugal a taxa de mães a trabalhar é superior a 75% e a média da OCDE é 66%.
A taxa de emprego entre as portuguesas com filhos até aos 2 anos é de 70%, quando a média da OCDE é de 53%. Se a análise se estender até aos 14, a taxa de mães a trabalhar em Portugal sobe para mais de 75%, sendo a média de 66%. Entre os 35 países analisados, só na Áustria, na Dinamarca, na Eslovénia, na Suécia e na Suíça há uma taxa mais elevada de mães empregadas. Portugal está também entre as nações onde mais de 90% das mães trabalham a tempo inteiro.
Consequentemente, na maioria dos países da OCDE as crianças com menos de 2 anos passam, em média, 25 a 35 horas por semana em creches e por cá ficam 40 horas ao cuidado de terceiros. Não questionando sequer a qualidade das respostas, é outra questão, é claramente reconhecida a importância dos laços familiares, recordo que estamos a falar de crianças com menos de dois anos
É verdade que assim se habituarão mais facilmente à Escola a Tempo Inteiro que as esperará até aos 15 anos. O risco de overdose é impressionante mas a adaptação será mais tranquila.
Este cenário mostra o quanto está por fazer no que respeita a políticas de família.

Sem comentários: