terça-feira, 27 de setembro de 2016

UMA NOVA OPORTUNIDADE

No âmbito do Programa Qualifica vai ser possível a cidadãos com mais de 18 anos que não concluíram o ensino secundário aceder a qualificação através de Programa de Ensino à Distância.
Por princípio qualquer medida destinada a promover qualificação positiva. Recordemos que 62% dos cidadãos entre os 25 e os 64 anos não completou o ensino secundário, uma das mais elevadas taxas da Europa e um problema sério em sociedades marcadas pelo conhecimento e avanço tecnológico.
Acresce que nos últimos anos se verificou um forte abaixamento nos dispositivos e recursos alocados à educação permanente ou aprendizagem ao longo da vida pelo que existe um longo caminho a percorrer.
Espero, contudo, que os programas anunciados de formação e qualificação, uma necessidade e um bom princípio tal como o Novas Oportunidades, resistam à tentação de se converterem em dispositivos de certificação e menos em formas de qualificação com a partir de certa altura aconteceu com o Novas Oportunidades.
Espero que os programas anunciados de formação e qualificação de adultos resistam à tentação de trabalhar para a “estatística”, instalando um fingimento de formação e certificação de competências que, como disse, promovendo certificação e não promove qualificação.
Vamos aguardar por esta nova oportunidade.

Sem comentários: