quinta-feira, 15 de setembro de 2016

NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Foi hoje divulgado o relatório anual da OCDE, "Education at a Glance 2016". Dada a quandidade de informação disponível e como habitualmente faço vou deixando umas notas sobre tópicos diversos.
Uma nota sobre as boas e as menos boas notícias da educação pré-escolar. O acesso à educação pré-escolar em Portugal aumentou significativamente na última década. Passamos de uma cobertura de 61% em 2005 para 77% em 2014 para as crianças de três anos e a partir dos quatro anos temos já uma frequência de 91%, qualquer dos indicadores acima da média da OCDE.
As notícias menos positivas em matéria de educação pré-escolar apontam para que o investimento público nesta área seja inferior à média da OCDE o que significa que o esforço pedido às famílias é superior.
No mesmo sentido os grupos em educação pré-escolar, 17crianças por sala e por educador são superiores à média dos países analisados.
Em matéria de educação pré-escolar e da sua importância julgo de recordar que com base nos resultados do estudo comparativo PISA mostram que os alunos com piores resultados a matemática são aqueles que frequentaram o pré-escolar menos de um ano, ou que não frequentaram de todo, sendo a qualidade dos resultados é, regra geral, inversamente proporcional ao tempo passado no pré-escolar.
Nesta perspectiva é fundamental caminhar no sentido de garantir o acesso à educação pré-escolar aos três anos e criar respostas acessíveis, física e economicamente, às famílias para as crianças dos zero aos três anos é imprescindível.
Sabemos todos como o desenvolvimento e crescimento equilibrado e positivo dos miúdos é fortemente influenciado pela qualidade das experiências educativas nos primeiros anos de vida, de pequenino é que ...
Assim, existem áreas na vida das pessoas que exigem uma resposta e uma atenção que sendo insuficiente ou não existindo, se tornam uma ameaça muito séria ao futuro, a educação de qualidade para os mais pequenos é uma delas.
No entanto, como há algum tempo escrevi no Público, a educação pré-escolar é bastante mais que a “preparação” para a escola e não deve enredar-se no entendimento de que é uma etapa na qual os meninos se preparam para entrar na escola embora se saiba do impacto positivo que assume no seu trajecto escolar.
Na verdade, as crianças estão a preparar-se para entrar na vida, para crescer, para ser. A educação pré-escolar num tempo em que as crianças estão menos tempo com as famílias tem um papel fundamental no seu desenvolvimento global, em todas as áreas do seu funcionamento e na aquisição de competências e promoção de capacidades que têm um valor por si só não entendidos como uma etapa preparatória para uma parte da vida futura dos miúdos, a vida escolar.
Este período, a educação pré-escolar, cumprido com qualidade e acessível a todas as crianças, será, de facto, um excelente começo da formação institucional de cidadãos. Esta formação é global e essencial para tudo que virão a ser e a fazer no resto da sua vida.

Sem comentários: