AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A EDUCAÇÃO EM ALERTA VERMELHO

A imprensa de hoje dá bastante relevo à divulgação dos resultados de um trabalho coordenado por Joaquim de Azevedo desenvolvido pela Fundação Manuel Leão, “As preocupações e as motivações dos professores”.
Ao inquérito realizado responderam 2910 docentes e a percepção que têm sobre os seus problemas, as dificuldades, a falta de reconhecimento e valorização, a desmotivação traçam um quadro que deveria deixar em alerta vermelho a população e as lideranças de um país que esteja verdadeiramente preocupado com o futuro. Na verdade, boa parte do nosso futuro passa pelo trabalho dos professores com os nossos filhos e netos.
Não vou aqui reproduzir os dados, são múltiplos e estão acessíveis, mas importa registar que estamos todos envolvidos nesta situação de mal-estar, alunos, famílias, lideranças políticas, comunicação social, etc. pelo que, como sempre digo, muitos dos problemas dos professores são também problemas nossos.
Na verdade, os dados só podem surpreender quem não conhece o universo das escolas, como acontece com boa parte dos opinadores que pululam pela comunicação social perorando sobre educação e sobre os professores. Já aqui tenho referido que os ataques, intencionais ou não, à imagem dos professores, incluindo parte do discurso de responsáveis da tutela ou de representantes dos professores que evidentemente, têm responsabilidades acrescidas e também o discurso desses opinadores profissionais, mais ou menos ignorantes, produzem sobre os professores e a escola, contribuíram para alterações significativas da imagem social dos professores, fragilizando-a seriamente aos olhos de muitos alunos e pais.
Aliás, uma rápida passagem de olhos pela caixa de comentários às várias referências na imprensa online a esta matéria para se perceber e entender melhor a razão dos resultados.
Este quadro é profundamente inquietante, uma população docente envelhecida e a revelar preocupantes sinais de desgaste.
Importa inda considerar o impacto da deriva política a que o universo da educação tem estado exposto nas últimas décadas, criando instabilidade e ruído permanente sem que se perceba um rumo, um desígnio que potencie o trabalho de alunos, pais e professores. Acresce que sucessivas equipas ministeriais têm empreendido um empenhado processo de desvalorização dos professores com impacto evidente no clima das escolas e nas relações que a comunidade estabelece com estes profissionais
Sabemos que os velhos não sabem tudo e os novos nem sempre trazem novidade. Mas também sabemos que qualquer grupo profissional exige renovação pelas mais variadas razões incluindo emocionais, de suporte, partilha de experiência ou pela diversidade.
As salas de professores são cada vez mais frequentadas, quando há tempo para isso, por gente envelhecida, cansada que se sente desvalorizada, pouco apoiada que muitas vezes pergunta "Quanto tempo é que te falta?"
Na verdade, ser professor é uma das funções mais bonitas do mundo, ver e ajudar os miúdos a ser gente, mas é seguramente uma das mais difíceis e que mais respeito e apoio deveria merecer. Do seu trabalho depende o nosso futuro, tudo passa pela educação e pela escola.
Os sistemas educativos com melhores resultados são, justamente, os sistemas em que os professores são mais valorizados, apoiados e reconhecidos.
Não possível olhar para o cenário hoje divulgado sem um profundo sobressalto de preocupação.

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