quinta-feira, 11 de agosto de 2016

VIDAS ADIADAS

De acordo com dados do relatório do Eurostat, “Education, employment, both or neither? What are young people doing in the EU?”, hoje divulgado, em 2015 um em cada seis jovens portugueses dos 20 aos 24 anos não estavam a trabalhar, nem a estudar, nem em formação, a geração NEET (Not in Education, Employment or Training”. Este cenário agravou- se substancialmente nos últimos 10 anos. De 2006 para 2015 subiu de 12.6 para 17.5%
São números impressionantes a que devem juntar-se os dados sobre precariedade, abuso do recurso a estágios e outras modalidades de aproveitamento de mão-de-obra barata e a prática de vencimentos que mais parecem subsídios de sobrevivência mesmo para jovens altamente qualificados.
Por outro lado, não podemos esquecer os muitos milhares de jovens que se viram empurrados para fora do país pois sentem que o seu futuro não mora aqui.
Esta situação complexa e de difícil ultrapassagem tem, obviamente, sérias repercussões nos projectos de vida das gerações que estão a bater à porta da vida activa. Entre outras, contar-se-ão o retardar da saída de casa dos pais por dificuldade no acesso a condições de aquisição ou aluguer de habitação própria ou o adiar de projectos de paternidade e maternidade que por sua vez se repercutem no inverno demográfico que atravessamos e que é uma forte preocupação no que respeita à sustentabilidade dos sistemas sociais. As gerações mais novas que experimentam enormes dificuldades na entrada sustentada na vida activa, vão também, muito provavelmente, conhecer sérias dificuldades no fim da sua carreira profissional.
No entanto, um efeito muito significativo mas menos tangível deste quadro precário ou sem alternativas aparentes, é a promoção de uma dimensão psicológica de precariedade face à própria vida no seu todo e que, com alguma frequência, os discursos das lideranças políticas acentuam. Dito de outra maneira, pode instalar-se, está a instalar-se, uma desesperança que desmotiva e faz desistir da luta por um projecto de vida de que se não vislumbra saída motivadora e que recompense.
Este problema que não é um exclusivo português, longe disso, exige uma visão e um conjunto de políticas que não se vislumbram e cuja ausência compromete a construção sustentável do futuro.
Podemos estar perante a tragédia das gerações perdidas de que há algum tempo se falava.

Sem comentários: