segunda-feira, 4 de julho de 2016

UM RAPAZ CHAMADO PORQUÊ

Era uma vez um rapaz chamado Porquê. Não sei se o nome lhe foi posto por castigo, por acaso ou porque lhe ficava bem.
Desde pequeno que a tudo o que diziam, pediam, mandavam, etc., ele começava por questionar a razão.
Os adultos que o foram conhecendo, primeiro achavam-no curioso, “vivo” e interessado, depois achavam-no chato e perturbador. Finalmente, ficavam exasperados pela sua arrogância e má educação, diziam.
Para os professores, o Porquê tornava-se insuportável. A pouco e pouco tornou-se o centro da inquietação da escola, da generalidade dos professores, e o motivo de muitas conversas.
A situação complicou-se porque vários outros alunos, mesmo sem se chamarem Porquê, começaram a comportar-se como ele, sempre a questionar tudo. Devido à proporção dos problemas, os professores decidiram que o Porquê não poderia continuar naquela escola.
Quando lhe comunicaram a decisão, estranhamente e contra todas as expectativas, não ouviram o porquê do Porquê. Foi uma das poucas coisas que disseram ao Porquê que não lhe criou sombra de dúvida, sabia muito bem e há muito tempo que não cabia naquele mundo.
Muitos professores ficaram mais tranquilos e foram assistir a uma interessante acção de formação sobre “Despertar a curiosidade nos alunos”.
Ninguém perguntou porquê e para quê?

Sem comentários: