sábado, 4 de junho de 2016

TOURADA PEDAGÓGICA

No DN pode ler-se uma entrevista um senhor que podemos designar por aficionado, o nome dados aos que gosta de touradas, da “festa brava”.
A entrevista previsivelmente girou em defesa da arte taurina com os argumentos mais habituais.
Desta bondade e riqueza pedagógica e educativa apoiada numa elaborada justificação nunca me lembraria ao ver um “espectáculo tauromáquico”.
Neste sentido e procurando entrar nesta dimensão mais pedagógica e educativa aqui fica uma pequena e despretensiosa história.
Era uma vez uma terra, ou melhor, várias terras, em que num espaço fechado se juntam muitos animais a assistir a um espectáculo em que outro grupo de animais faz sofrer outros animais. Uns animais, a pé ou montados noutros animais. espetam ferros nos animais. Em algumas terras, alguns animais matam também com uma ferro, uma espada, os outros animais para acabar o espectáculo. Dizem que é um espectáculo cultural.
Nessas terras também existem animais que não gostam do que os outros animais fazem aos animais e protestam.
Parece que agora se discute se alguns animais mais pequenos podem assistir ao espectáculo dos animais maiores a fazer sofrer outros animais, ou mesmo, se os animais mais pequenos devem poder fazer sofrer outros animais. Alguns animais acham que esse espectáculo de fazer sofrer outros animais pode não ser bom para os animais pequenos, outros animais acham que não faz mal, a vida dos animais é assim.
Parece na verdade muito complicado o mundo dos animais. Talvez as coisas se alterem quando os animais mais pequenos acharem assim um bocado estranho haver uns animais grandes que se divertem a fazer sofrer outros animais.
Até lá, de vez em quando, teremos touradas. Lamentavelmente.

Sem comentários: