sexta-feira, 15 de abril de 2016

OS PROFESSORES QUE NOS MARCAM

A incrível história do professor que atravessa um rio a nado há 20 anos para dar aulas

A notícia sobre este impressionante e excepcional exemplo de Professor justifica umas notas.
Todos sabemos a importância imprescindível dos saberes escolares e, portanto, da crucial responsabilidade que os professores assumem no processo de aprendizagem desses saberes por parte dos alunos. A esmagadora maioria dos professores é competente e empenhada nesse trabalho, procurando desenvolvê-lo com qualidade, rigor e eficácia sem facilitismos, como tantas vezes se afirma de forma ignorante.
No entanto, quando qualquer de nós faz um esforço para recuperar lembranças positivas sobre os professores, poucos ou muitos, com que nos cruzámos durante o nosso trajecto escolar, creio que quase todos nos lembramos de professores que continuam na nossa lembrança não só pelos saberes escolares que nos ajudaram a adquirir mas, sobretudo, por aquilo que representaram e foram para nós, ou seja, pela forma como nos marcaram.
Por isso, cada vez mais estou convicto de que os professores, tanto quanto ensinar o que sabem, ensinam o que são, ou seja, existem muitos que nos ensinam coisas, o que é bom e indispensável, mas nem todos permanecem com a gente.
Parece-me sempre oportuno mas nestes tempos mais que nunca acentuar a importância desta dimensão mais ética e afectiva do ensino. Deve ser valorizada e promovida para que os miúdos possam, posteriormente, falar dos professores que os marcaram e que, por essa razão, continuaram com eles.

Sem comentários: