quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

DO ENSINO PÚBLICO E DO ENSINO PRIVADO

Estou cansado desta argumentação demagógica, defendem a escola pública mas têm os filhos no ensino privado.

Elogios à escola pública e filhos na escola privada

Na verdade, ouço muitas vezes estas afirmações que a que se recorre à falta de outros argumentos.
Como aqui tantas vezes tenho afirmado, a existência de um sistema de educação e da escola pública, com recursos, com investimento, com professores qualificados e valorizados, é a ferramenta mais poderosa de desenvolvimento e de promoção da mobilidade social.
Outras tantas vezes tenho afirmado que defendo a existência de sub-sistema eucativo privado que também pode constituir uma forma de pressão para a qualidade na educação e escola pública,
Outras tantas tenho afirmado que não defendo o financiamento público às estuturas privadas a não ser no modelo antigo mas devidamente regulado de inexistência COMPROVADA de resposta na escola pública nessa área.
Outras tantas vezes tenho afirmado que a designada "liberdade de educação" da forma que a generalidade dos seus arautos a defendem por cá mais não é que uma forma de financiar negócios privados aos quais boa parte da população escolar nunca terá acesso. Alunos mais vulneráveis comprometem resultados, prestígio e rankings.
Fica agora o registo, o meu filho frequentou um jardim de infância da rede social e do 1º ano ao doutoramento esteve sempre no ensino público. Se agora começasse seguiria o mesmo trajecto. Esta afirmação não serve para nada, não muda nada, mas estou farto de manhosices.
Argumentem, defendam uma outra visão para a educação, é legítimo, as diferenças ideológicas são próprias de sociedades abertas e democráticas, mas, por favor, façam-no de uma forma séria.

Sem comentários: