segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

GOSTEI DE LER "A TREINAR PARA NADA"

Gostei de ler o texto "A treinar para nada" de Lurdes Figueiral presidente da Associação de Professores de Matemática. Levanta questões pertinentes na linha do que tenho vindo a referir sobre a avaliação externa
No entanto, continuo a pensar que ma discussão em torno desta questão, deve ser realizada através de provas aferidas ou através de exames ou a "quantidade" de momentos de avaliação e o seu calendário de realização, continua a sobrevalorizar-se um olhar dirigido a resultados e à medida ou avaliação desses resultados.
Sendo certo que se trata de uma questão importante e considerando que o objectivo será a melhoria dos resultados e a forma de optimizar o papel ou impacto da avaliação externa nessa melhoria, a questão central é que a melhoria de resultados, real e não "martelada", depende sobretudo da intervenção e da qualidade dessa intervenção nos processos, no trabalho continuado de alunos e professores.
Neste sentido é importante saber como de facto fazer chegar aos alunos e aos professores recursos e dispositivos de apoio qualificados, suficientes e oportunos para as dificuldades percebidas e logo desde o seu início.
Também é importante saber o que se passará com o número de alunos por turma em muitos territórios educativos, com as metas curriculares, com os apoios aos alunos com necessidades educativas especiais, com a autonomia das escolas que o caminho de "municipalização" anunciado não parece garantir, etc.
A discussão sobre a imprescindível avaliação externa não deve estar separada deste outro conjunto de matérias.

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