domingo, 24 de janeiro de 2016

DAS PRESIDENCIAIS. TERMINOU O SONHO

E pronto, terminou o sonho.
Um agradecimento a Sampaio da Nóvoa pela janela de esperança que abriu.
É comum que nas noites eleitorais se afirmem vitórias mesmo perante derrotas pesadas. Por umas razões ou por outras todos ganharam mas não, existem derrotados e é bom não esquecer. É bom não esquecer que claramente se verificou uma derrota da estratégia seguida pelo PS, o criativo entendimento da primeira volta como eleições primárias. O grande risco foi sempre que esta decisão facilitasse uma vitória de Marcelo à primeira, ela aí está. 
A democracia implica que se aceitem resultados eleitorais e o sentido do voto dos eleitores. Tal como em 3 de Outubro a maioria dos que votaram rejeitaram a continuidade das políticas anteriores, hoje a maioria dos que votaram escolheram Marcelo Rebelo de Sousa. Curiosamente os que hoje apoiam a escolha de Marcelo Rebelo de Sousa por parte dos eleitores não aceitaram a escolha dos eleitores em 3 de Outubro, um entendimento enviesado da democracia. Até nisto Sampaio da Nóvoa é diferente, já declarou que a "a partir de agora Marcelo Rebelo de Sousa é o meu Presidente".
Mas há mais derrotados. Todos os que colocaram interesses partidários à frente de projectos mais alargados e estabeleceram agendas próprias que levaram a uma dispersão de candidaturas que não permitiram aumentar a possibilidade de levar a uma segunda volta contribuíram, do meu ponto de vista, para a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa e foram derrotados. Talvez Marcelo Rebelo de Sousa deva agradecer a estratégia da esquerda no seu discurso de vitória.
A candidatura de Sampaio da Nóvoa abriu e mostrou um outro horizonte possível e amanhã, amanhã é o primeiro dia do resto da nossa vida. 

Sem comentários: