domingo, 8 de novembro de 2015

MÃES E PAIS A TEMPO INTEIRO

No Observador, para além da parte tóxica, a agenda política de opinadores e cronistas, surgem algumas peças que merecem reflexão. Hoje, por exemplo, referia-se a situação de mulheres que optam por deixar de trabalhar para assegurarem a maternidade, são designadas como “MATI”, Mãe a Tempo Inteiro.
Para além da questão relativa à situação económica que permita ou obrigue a tal situação e que não comento, umas notas breve começando por uma história que a leitura da peça me fez recordar.
Há já alguns anos numa conversa com pais e mães de crianças a frequentar creche jardim-de-infância uma mãe levantou uma questão começando por afirmar com ar muito assertivo que “sou mãe a tempo inteiro”, significando, tal como na peça do Observador, que não trabalhava, apenas era … mãe.
Tal como quando ouvi aquela mãe também hoje acho desadequada a designação. Qualquer mãe que seja Mãe, qualquer pai que seja Pai, são Mãe e Pai a tempo inteiro, independentemente do tempo com que lidam com os filhos.
Não existem Mães e Pais a “tempo parcial”, serão apenas pessoas com filhos, provavelmente, todos conheceremos algumas.
Não se trata de uma birra da minha parte, trata-se de evitar uma designação que é injusta para quem, por múltiplas razões não pode estar sempre junto dos filhos. Não é por isso que não podem ser consideradas Mães ou Pais a tempo inteiro ou, pior ainda, sentirem-se culpadas por não o poder ser. Parece-me importante que se afirme este entendimento junto de muitos pais.
Aliás, as crianças, mesmo muito novas, também precisam de “respirar” e de autonomia e nada garante que uma permanente proximidade seja positiva só por acontecer, pode ser asfixiante e não saudável.
Nunca interrompi a minha carreira profissional para ser pai a tempo inteiro, a minha mulher não interrompeu a carreira profissional para ser mãe a tempo inteiro mas, desculpem lá, ainda hoje, passados trinta e quatro anos de parentalidade, nos consideramos Pais a tempo inteiro. Até sempre.

Sem comentários: