sábado, 14 de novembro de 2015

DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, DA QUALIDADE DOS PROFESSORES

Retomo o trabalho do Público sobre o Relatório da Comissão Europeia, “Educationand Training Monitor 2015” agora a propósito de, cito, “No geral considera que a qualidade dos professores é indispensável para garantir uma melhor educação”.
Julgo que ninguém terá qualquer dúvida sobre a importância da qualidade dos docentes na promoção de “melhor educação” qualquer que seja o conteúdo desta ideia como também não se discute a importância dos currículos e programas ou das políticas educativas apenas como exemplo.
Nesta perspectiva parece também clara a importância da formação dos professores e da regulação e avaliação do seu desempenho. Neste contexto compreende-se mal o recurso à sinistra Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades que, evidentemente, não avalia nada de substantivo no que é ser Professor.
Cito com frequência uma afirmação de 2000 do Council for Exceptional Children, "O factor individual mais contributivo para a qualidade da educação é a existência de um professor qualificado e empenhado".
No entanto, julgo que para além da formação e da avaliação dos docentes como base para a qualidade do seu desempenho parece-me fundamental a sua valorização, algo que nos últimos anos de políticas educativas em Portugal, designadamente a partir da passagem de Maria de Lurdes Rodrigues pela 5 de Outubro e com Nuno Crato mais recentemente, esteve bem longe de se verificar.
Aliás, tem-se passado o contrário, desvalorização social e profissional dos professores e da sua carreira.
Na verdade, a valorização social e profissional dos professores, em diferentes dimensões, é uma ferramenta imprescindível a um sistema educativo com mais qualidade.
Aliás, uma das características dos sistemas educativos melhor considerados é, justamente, a valorização dos professores.

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