domingo, 25 de outubro de 2015

PAGAM OS DO COSTUME, CRIANÇAS E VELHOS


Taxa de utilização de creches e de serviços de apoio a idosos continua a baixar


Segundo o Relatório "Carta Social" elaborado pelo Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Solidariedade e Segurança Social apesar do aumento da oferta, nos últimos anos a utilização de creches e serviços para idosos tem baixado significativamente.
Ainda de acordo com o Relatório as dificuldades das famílias serão um forte contributo para esta quebra do recurso às creches e instituições para idosos.
Parece-me dispensável comentar os efeitos negativos para crianças, famílias e idosos que o não acesso a equipamentos educativos ou de apoio podem implicar.
Apenas uma interrogação.
Será que é por este tipo de efeitos tão positivos conseguidos pelas políticas seguidas que alguma gente se assusta com uma perspectiva de mudança nessas políticas?
Na verdade, o preconceito e uma impenetrável armadura ideológica, a insensibilidade e uma ideia de que a realidade é mentirosa, não permitem perceber que as assimetrias e desigualdades sociais, que a pobreza e a exclusão têm aumentado nos últimos anos e que os grupos mais vulneráveis e atingidos são sempre, sempre, crianças e idosos.
Será que isto não é evidente? 

Sem comentários: