terça-feira, 13 de outubro de 2015

OS PREGUIÇOSOS DO SUL

Peso de trabalhadores com horários de 50 ou mais horas quase duplica

Para além deste dado relativo ao aumento exponencial de número trabalhadores portugueses com mais de 50 horas por semana (9.6%), recordo que também de acordo com a OCDE e reportando dados de 2014 o México lidera a tabela dos mais trabalhadores o México lidera a tabela dos mais trabalhadores (2228 horas anuais). Portugal está no 12º lugar (1857 horas) entre 40 países industrializados, à frente da Espanha (1689 horas) e com larga distância para a Alemanha (1371).
Na Europa, o país que dedica mais horas ao trabalho é a Grécia (4º lugar). A diferença para a Alemanha, o país que fecha a tabela da OCDE, é de 671 horas. Também na Alemanha a percentagem de trabalhadores com mais de 50h por semana é de 5.2%.
Estes dados apenas mostram a continuidade do têm sido os últimos anos. É claro que também seria interessante comparar os dados actuais dos níveis salarias em função das horas de trabalho. Sim, eu sei que tempo de trabalho não tem relação directa com produtividade mas como indicador é pertinente.
Dá tanto jeito vender a ideia de que os preguiçosos do Sul não trabalham e por isso merecem a pobreza. Temos assistido a uma despudorada e intencional manipulação de dados para intoxicar as opiniões públicas de muitos países incluindo por cá.
A estatística é uma chatice, dá cabo dos preconceitos.
Ou não.

Sem comentários: