quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A PROVA DE OBSTÁCULOS

O Parlamento não está preparado para ele

Este é o título de um trabalho na Visão sobre as dificuldades que Jorge Falcato, deputado eleito pelo BE e com mobilidade reduzida, desloca-se em cadeira de rodas, enfrenta para se deslocar e trabalhar num espaço que manifestamente não foi pensado em matéria de acessibilidade para pessoas com este tipo de problemas. Estranho seria que o tivesse sido.
Nada de novo, certamente, na vida do Jorge Falcato. A vida de muitas pessoas com deficiência é uma constante e infindável prova de obstáculos, muitas vezes intransponíveis, que diminuem os seus direitos e ampliam de forma inaceitável a limitação na mobilidade e funcionalidade que a sua condição, só por si, pode implicar.
Como também é reconhecido, existem muitas áreas de dificuldades colocadas às pessoas com deficiência, designadamente educação, apoios sociais, qualificação profissional e emprego, em que a vulnerabilidade e o risco de exclusão são elevados traduzido, por exemplo, em taxas de desemprego entre pessoas com deficiência muitíssimo superiores às verificadas na população sem deficiência.
Também por isto tudo e como já afirmei, é muito importante a presença de Jorge Falcato no Parlamento e que faça ouvir a sua voz, a voz de muitos milhares de cidadãos que se ouve pouco. A voz das minorias é sempre muito baixa, mal se consegue fazer ouvir.
Muitas vezes afirmo que os níveis de desenvolvimento das comunidades também se aferem pela forma como lidam com as minorias e as suas problemáticas.
No entanto, também nesta matéria sopram ventos adversos.
Importa finalmente sublinhar que os direitos fundamentais não são variáveis em função de contextos ou hipotecados às oscilações de conjuntura.
Muito já se conseguiu, muito já se mudou.
Está ainda quase tudo para fazer.

Sem comentários: