domingo, 30 de agosto de 2015

SOBREVIVENTES

No Público aborda-se a situação de crianças que são abandonadas ao nascer.
Ser abandonado ao nascer deve ser a pior forma de entrar neste mundo. Não sabemos, evidentemente, o que vai ser o futuro destes miúdos embora queira acreditar que na sua maioria vão sobreviver. O mundo está cheio de histórias de crianças sobreviventes, felizmente porque sobrevivem, infelizmente porque começam  a sua estrada obstáculos enormes.
Vão sobrevivendo à pobreza e a famílias que as não merece e delas não cuida, ao insucesso e abandono escolar, a uma institucionalização muitas vezes sem projecto de vida.
Sobrevivem a maus tratos e negligência que umas vezes são conhecidos mas não minimizados e outras mais são desconhecidos pelos serviços e pela estatística, constituindo aquela percentagem que a sondagem nunca mostra como diz Sam The Kid.
Pois a verdade é que a grande maioria destes putos vai dar a volta por cima, vai construir um futuro que, de alguma maneira, mereça ser vivido. Muitas histórias que conhecemos são de tal forma dramáticas que causam a maior das perplexidades verificar como os miúdos lhes sobreviveram, com base nos seus mecanismos de protecção internos e, certamente para alguns, com um anjo da guarda por perto.
Se estivermos atentos, todos os dias nos cruzamos com um sobrevivente, anónimo, desde sempre, para sempre.

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

O SOFISMA é cometido por Deus, porque ele pôs a maça no Jardim do Éden sabendo que Adão a ia comer de qualquer modo , e se isso não era induzir ao pecado , o que era então ? A partir dessa altura pouca coisa correu bem...


VIVA!