quinta-feira, 20 de agosto de 2015

DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Sobre esta questão elaborei um texto a sair na imprensa que aqui colocarei quando for publicado.
Por agora, uma pequena nota para considerar que esta subida exponencial do número de alunos considerados com NEE apoiados nas escolas parte de um número de alunos apoiados em 2010/2011 que é “mentiroso”, por assim dizer.
Na verdade, por imposição desde 2008 de um filtro chamado "elegibilidade" de natureza muito discutível, como aqui refiro frequentemente, para permitir o acesso de alunos com dificuldades a apoios e recursos, o número de alunos com apoio era muito menor do que o número de alunos que necessitavam e das estimativas de necessidades com base em critérios internacionalmente aceites.
Nesta situação, por pressão dos professores e pais confrontados com muitos alunos a necessitar de ajuda começou a verificar-se progressivamente que, mesmo com os normativos desfavoráveis que filtravam o acesso a apoios, as escolas foram tentando com os recursos disponíveis providenciar algum tipo de ajuda.
Esta iniciativa que se verificou em muitas escolas será, seguramente, um contributo para explicar esta subida fortíssima do número de alunos com NEE em apoio nas escolas portuguesas.
No entanto, para além dos efeitos da extensão da escolaridade obrigatória existem ainda outros aspectos a que voltarei depois da publicação do texto.

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