segunda-feira, 24 de agosto de 2015

AS UNIVERSIDADES DE VERÃO, O FUTURO PASSA POR AQUI

Com o ensino superior a viver momentos agitados face ao desinvestimento do MEC e à conjuntura desfavorável, existe um pequeno nicho do ensino “universitário” que no final do Verão entra em franca actividade e sem aparentes sobressaltos.
Refiro-me às Universidades de Verão organizadas pelas diferentes estruturas partidárias sendo que o CDS-PP recorre a uma designação mais moderna e sofisticada, uma coisa mais moderna, “A Escola de Quadros”. Hoje arranca a Universidade de Verão do PSD sempre com a organização do eurodeputado Carlos Coelho e agora com a presença tutelar e reitoral desse vulto ímpar da academia, o Dr. Marco António Costa.
Confesso que fico sempre impressionado com estas iniciativas e julgo que devem ser olhadas com particular atenção.
Em primeiro lugar porque penso que os estudantes que as frequentam, depois de passarem por sucessivos dispositivos de selecção e exames que certifiquem a qualidade da sua preparação, são certamente de um nível de excelência que autoriza a pensar estarmos na presença de uma elite de que o país muito espera e, seguramente, beneficiará.
Por outro lado, é de registar a composição do corpo docente destas Universidades. Para além de figuras reconhecidas do mundo universitário, os estudantes têm a possibilidade de ouvir lições de notáveis “aparelhistas” dos respectivos partidos que carregam uma enorme formação, inicial e pós-graduada a se junta uma enorme experiência em alpinismo social e político, em jogos de bastidores e em gestão de interesses que contribuirão de forma marcante para a formação dos jovens quadros que estão na incubadora, por assim dizer, e seguirão as passadas de figuras brilhantes e incontornáveis de ex-jovens quadros que ocupam as lideranças das diferentes estruturas partidárias.
Na verdade, estas Universidades de Verão, ou Escola de Quadros, culminam um longo trabalho de formação e qualificação realizado pelas juventudes partidárias e que finalmente é certificado com a excelência aqui atingida.
É nestas actividades académicas que se forjam verdadeiramente os líderes de amanhã, é importante segui-las com atenção. O futuro passa por aqui. 

4 comentários:

inconfessável disse...

Mas não deveria passar. Um futuro que passa por profissionais dos partidos é um futuro negro

Zé Morgado disse...

Como diz o Velho Marrafa lá no Alentejo, deixem lá ver

jose luis covita disse...

Muito interessante. Gostei e muito.

jose luis covita disse...

Muito interessante. Gostei e muito.