sexta-feira, 26 de junho de 2015

A TRADIÇÃO DEVE SER O QUE ERA

Ao que hoje se divulga na imprensa numa povoação do concelho de Vila Flor celebra-se o S. João com a tradicional queima do gato, isso mesmo, queima-se um gato, ainda vivo, em nome da tradição.
No sentido de aumentar o zelo com que se deve cuidar das tradições que o nosso povo deve manter, sugiro que, entre outras, se considere a hipótese de manter a discriminação de género pois o lugar da mulher é em casa e, se trabalhar fora, deve ganhar menos, é a tradição.
O trabalho em casa deve ser também realizado pelas mulheres porque os homens tradicionalmente não lhe tocam. Para que a tradição seja o que era, uma “carga de porrada” na mulher e nos filhos de vez em quando é bom para que não se esqueçam de quem manda.
Deve trabalhar-se de sol a sol e sem direitos como é de tradição.
Para bem cuidar da criançada neste tempo de dificuldades a tradição determina umas sopinhas de cavalo cansado, um alimento riquíssimo com a vantagem de aquecer no tempo do frio.
Se houver alguma dificuldade na escola teremos as tradicionais orelhas de burro ou umas reguadas com a "menina de cinco olhos", já em desuso vá lá saber-se porquê.
Finalmente, a miudagem deve começar a trabalhar de bem pequeno, 10 ou 12 anos no máximo, porque a tradição deve manter-se e um dinheirinho a mais dá sempre jeito nas famílias.
São apenas alguns dos exemplos de tradições que importa cultivar.

PS - Inaceitavelmente, no site do Público ao entrar na notícia o registo video da estimulante tradição passa automaticamente, ou seja, não se pode ler a notícia sem que se vejam as imagens. Faz sentido este tipo de opção? Não, não faz, é má informação, não vale tudo em nome da liberdade de informar e ser informado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Incrível!

Hoje 1 gato, amanhã 1 cão, depois 1 homosexual, a seguir a mulher que já leva pancada em casa...., a seguir 1 "radical de esquerda".....o estado islâmico aqui perto.

Todos para a cadeia e/ou com 1 multa avultada ou trabalhos prestados à comunidade.

Rais'partam as tradições!

Farta de tradições!