quinta-feira, 9 de abril de 2015

OS SONHOS DAS CRIANÇAS QUE SONHAM

"A infância é um mistério tão grande que qualquer romancista terá interesse em o explorar"

Ainda não tive oportunidade ler "A Balada de Adam Henry" o último livro de Ian McEwan mas a propósito da presença do universo das crianças e adolescentes na obra de McEwan, deixo as primeiras linhas  do imperdível "O Sonhador". Raramente o faço mas gostava de vos convidar a visitá-lo, sobretudo aos que se possam interessar pelas coisas dos miúdos, dos sonhos e ... dos livros bonitos.

“Quando Peter Fortune tinha dez anos, os adultos diziam muitas vezes que era uma criança “difícil”. Peter nunca percebeu o que isso significava. Não se sentia nada difícil. Não atirava garrafas de leite aos muros do jardim, não despejava ketchup por cima da cabeça a fingir que era sangue, nem sequer dava com a espada nos tornozelos da avó, embora às vezes essas ideias lhe passassem pela cabeça. Tirando os legumes (excepto as batatas), o peixe, os ovos e o queijo, comia tudo. Não era mais barulhento, mais porco ou mais estúpido do que as pessoas que conhecia. Tinha um nome fácil de dizer e de soletrar. O seu rosto, pálido e sardento, era facílimo de fixar. Ia todos os dias para a escola e nunca refilava por causa disso. Limitava-se a ser tão monstruoso para a irmã como ela era para ele. A polícia nunca veio bater-lhe à porta para o prender. Nunca apareceram médicos de bata branca a quererem interná-lo num manicómio. Segundo lhe parecia, era uma pessoa até bastante fácil. Que haveria nele de difícil?
Peter só o compreendeu em adulto. As pessoas achavam que ele era difícil por ser tão calado. Esse seu silêncio parecia incomodar as outras pessoas, bem como o facto de gostar de estar sozinho … para poder pensar à vontade.”

Depois contem.

Sem comentários: