quinta-feira, 16 de abril de 2015

OS DDT AINDA SÃO OS DDT

No Relatório com as conclusões preliminares da Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso do BES critica-se a falta de eficácia do Banco de Portugal e indica-se ser “provável” que Ricardo Salgado possa “estar envolvido numa manipulação intencional das contas” ou “na apresentação de contas desvirtuadas” (acho notável esta linguagem).
Na linha do aqui já tenho referido e que me causa alguma perplexidade também a Comissão  Parlamentar de Inquérito acha que a culpa neste filme de polícias e ladrões é do polícia.
O Dr. Salgado e a sua equipa terão “provavelmente” “manipulado intencionalmente as contas” ou “desvirtuou-as”, muitos milhares de pessoas e empresas ficam sem o seu dinheiro e a responsabilidade é do Banco de Portugal.
Na verdade, não é de agora, lembremo-nos de Vítor Constâncio e da sua sonolenta regulação que permitiu o BPN e outros negócios como o BPP, que a regulação do Banco de Portugal parece ser pouco eficaz e interveniente. Também é verdade que algumas intervenções de Cavaco Silva e Passos Coelho, por exemplo, vieram transmitir confiança num tempo em que tal já não seria possível pelo que se sabia ou intuía.
No entanto, continuo a pensar que a grande responsabilidade desta situação é da administração e responsáveis das instituições bancárias envolvidas. No caso mais recente do BES parece claro que a liderança do Dr. Ricardo Salgado, através de um conjunto de habilidades, cumplicidades e fraudes, montou uma situação que resultou neste descalabro.
Recordemos a notícia recente dos negócios do BES com o amigo generoso de Ricardo Salgado, o tal José Guilherme, que lhe ofereceu uma prenda, uma "liberalidade", de 14 milhões de euros e que agora anda a tentar reestruturar a sua dívida para com o BES.
De facto, os Donos Disto Tudo são, evidentemente, os Culpados Disto Tudo.
Atentando nas “conclusões preliminares” da Comissão de Inquérito, nos discursos de alguma imprensa, opinadores e pessoas lesadas parece que a responsabilidade é do polícia que certamente poderia fazer melhor a sua função e não dos ladrões.
Como já escrevi, tenho a sensação que os Donos Disto Tudo continuam a ser ... os Donos Disto Tudo pois parece que as pessoas ainda têm medo de dizer que "o rei vai nu", ou seja, afirmar que foram roubadas por Ricardo Salgado, pelas demais famílias e respectivas redes.
Aliás, tenho para mim, que num país com menos brandos "costumes legais" e um sistema de justiça que, de facto, o seja, Ricardo Salgado e outros “artistas” não estariam a responder numa Comissão Parlamentar mas sim nos Tribunais ou detidos.
Querem adivinhar como Isto Tudo vai acabar?
De uma maneira ou de outra, PIT - Pagamos nós Isto Tudo.

Sem comentários: