sexta-feira, 20 de março de 2015

SOBERANIA? SEJA FEITA A VOSSA VONTADE

"Passos "nada incomodado" com reunião restrita sobre a Grécia"

No âmbito da discussão europeia envolvendo a situação grega ter-se-á realizado uma reunião em que apenas participaram Angela Merkel, François Hollande e os líderes das instituições europeias. Sendo a questão, evidentemente, de importância no contexto da União Europeia, diversos chefes de estado criticaram a sua realização nestes termos, apenas com a participação dos "donos" da Europa.
Sem surpresa, Passos Coelho afirmou que não sentiu "nenhum incómodo" com o formato da reunião. Ele tem razão, estando lá os chefes é perfeitamente dispensável a presença dos feitores, dos empregados, dos "bons alunos" que, aliás, nem sequer discutem as decisões dos chefes. A chefe decidiu, está bem decidido.
Nada de estranho, a soberania nacional foi soberania revista em baixa e colocada em mobilidade especial, por assim dizer, portanto, que se lixe a independência, a soberania.
Na verdade, o Governo, feitor sem mandato desta feitoria em que nos transformaram e nos transformámos, tem-se esforçado denodadamente para mostrar que os desejos dos chefes são ordens e o resultado é o que bem sabemos, sentimos. Nos últimos tempos até se ouvem, baixinho é certo, algumas críticas mas nada de contestar seriamente os entendimentos da Troika que nos empobreceram.
Como já disse, também a soberania entrou em mobilidade especial, terá algum tempo para ser requalificada e, finalmente, será despedida pois, como se lembram, a Senhora Merkel afirmou em tempos que os países do euro devem estar preparados para ceder soberania pois "Temos de estar preparados para aceitar que a Europa (o diktat alemão) tem a palavra final em certas áreas". Com certeza Chefe, disponha. Os gregos estão armados em "crianças", em "radicais" e querem ter uma palavra a dizer sobre  ... a Grécia, onde já se viu, são tontos. Estão, evidentemente, condenados ao insucesso, Merkel escreve o script e será feita a sua vontade.
Miguel Beleza tem razão quando afirmou há tempos que a soberania é uma treta. Também é verdade que a feitoria é uma tragédia.
E a gente aguenta?
Fernando Ulrich deve continuar a entender que sim.
E nós?
Até quando?

Sem comentários: