terça-feira, 31 de março de 2015

O DONO DISTO TUDO NÃO É O CULPADO DISTO TUDO?

Existirá certamente algo que desconheço mas confesso alguma dificuldade em compreender muitos dos discursos das pessoas lesadas no chamado caso do "papel comercial" do BES.
Em primeiro lugar parece-me razoavelmente claro que muitos dos que foram lesados terão sido vítimas de discursos ardilosos ou publicidade enganosa, no mínimo, para serem induzidos a a permitir que as suas poupanças fossem canalizadas para fundos com capital não garantido. Algumas destas pessoas perderam as suas poupanças e sentem-se desesperadas, roubadas, sem nada , sem expectativas de futuro e daí a sua revolta, que se compreende e a solidariedade e apoio que merecem.
Algumas outras terão sido vítimas do seu próprio interesse em aproveitar a onda especulativa de investimentos e aceder a rendimentos que os depósitos a prazo não garantiam.
Dito isto acho estranho que todos os discursos que oiço se voltem de forma exacerbada contra o Banco de Portugal, em particular contra o Governador Carlos Costa. Ainda ontem ouvia o treinador de futebol Carlos Queiroz a vociferar indignado contra Carlos Costa pela perda dos seus  700 000 euros no BES do Dubai.
Na verdade, não é de agora, lembremo-nos de Vítor Constância e da sua sonolenta regulação que permitiu o BPN e outros negócios, que a regulação do Banco de Portugal parece ser pouco eficaz e interveniente. Também é verdade que algumas intervenções de Cavaco Silva e Passos Coelho vieram transmitir confiança num tempo em que tal já não seria possível pelo que se sabia ou intuía.
No entanto, continuo a pensar a grande responsabilidade desta situação é da administração e dos responsáveis do grupo BES, na pessoa do Dr. Ricardo Salgado que através de um conjunto de habilidades, cumplicidades e fraudes montou uma situação que resultou neste descalabro. Veja-se a notícia de hoje no Público que envolve os negócios com o BES do amigo generoso de Ricardo Salgado, o tal José Guilherme, que lhe ofereceu uma prenda, uma "liberalidade", de 14 milhões de euros e que agora anda a tentar reestruturar a sua dívida para com o BES.
De facto, o Dono Disto Tudo é, evidentemente, o Culpado Disto Tudo.
Como já tem sido referido, estranhamente, as pessoas roubadas e revoltadoas em vez de protestar e se indignar contra o ladrão protestam contra o polícia que, apesar de poder ter feito melhor o seu trabalho, não é o criminoso.
Fico com a sensação que o Dono Disto Tudo continua a ser ... o Dono Disto Tudo pois parece que as pessoas ainda têm medo de dizer que "o rei vai nu", ou seja, que foram roubadas por Ricardo Salgado e pela rede que liderava.
Aliás, tenho para mim, que num país com menos brandos "costumes legais" Ricardo Salgado não estaria a responder numa Comissão Parlamentar mas sim nos Tribunais.
Querem advinhar como Isto Tudo vai acabar?
Eu acho que PIT - Pagamos nós Isto Tudo.

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

PIT?!...Exactamente como sempre tem acontecido de há quarenta anos a esta parte.

Não pensem em votar em branco para tirar a legitimidade democrática para estes políticos de pacotilha governarem e vão ver onde isto tudo vai parar!...
Eu faço a minha parte.


VIVA!