sexta-feira, 27 de março de 2015

NO MELHOR IAVE CAI A NÓDOA

"O Instituto de Avaliação Educativa (Iave) confirmou aquilo a que prefere chamar “omissão” e a atribuição de tempo extra para a reformulação da resposta com base em novos dados. Mas não anulará a prova: “Na classificação, será garantido que nenhum professor será prejudicado”, assegurou."


Como é evidente e tantas vezes afirmamos, errar é humano. Nesta perspectiva, o erro da responsabilidade do Instituto de Avaliação Educativa na prova específica de Português de nível 1 integrada na sinistra PACC e, ao se refere, também na de Filosofia poderia ser encarado com alguma serenidade apesar do ruído e inconvenientes introduzidos. 
Acontece que a arrogância e postura do IAVE, na pessoa do seu Presidente e do Ministro Nuno Crato, designadamente nos discursos dirigidos ao profissionalismo e competência dos professores, retiram qualquer tolerância face a erros desta natureza, "omissão" como lhe chamou.
Como o povo costuma dizer com grande sabedoria, "no melhor IAVE cai a nódoa" ou, noutra versão, "pela boca morre o peixe".

Sem comentários: