sábado, 6 de dezembro de 2014

OS PAUS DE MARMELEIRO

Este fim-de-semana aqui no Monte o Velho Marrafa decidiu dar mais um contributo para a minha aprendizagem de alentejano que vai sendo sabedor de segredos.
Umas das tarefas desta altura é a limpeza das árvores, especialmente das oliveiras, que nos proporciona lenha para os dias ásperos do Inverno, como o de hoje.
A certa altura, estavam na linha de trabalho, limpámos uns marmeleiros que estavam bem precisados.
Durante o corte, cada um com a sua motosserra, o Velho Marrafa com a mais pesada pois vai nos 73 e eu com a motosserra mais leve dado que ainda só tenho 60, vejo-o a escolher com cuidado uma vara maior e bem direita e perguntou-me se sabia como se fazia um belo cajado.  Tive que confessar que entre os meus saberes não se contava tal competência. Explicou então com aquele ar pausado e de olho brilhante.
Depois de escolher uma vara bem direita e quando se tiver um bocado de lume, queima-se a vara, sem deixar arder é claro, a casca estala e larga facilmente.  Depois, caia-se com cal boa a vara e espera-se uns dias para que fique muito bem seca. Raspa-se a cal e a vara fica bem dura resistente e com um tom amarelo muito bonito. Está feito um pau de marmeleiro.
Pedi ajuda para a escolha e arranjámos dois paus de marmeleiro que vão ser preparados.

Para o que der e vier.

Sem comentários: