terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O EXAME DE INGLÊS, "KEY FOR SCHOOLS", AGAIN

Dando continuidade à sua relação mágica com os exames, Nuno Crato anunciou a continuidade do negócio, perdão, da colaboração com a prestigiada Universidade de Cambridge traduzida na realização do teste “Key for Schools” com tão bons indicadores como bem se lembram. Foram já estabelecidas as datas para a realização das provas que as escolas no exercício da sua ampla e reconhecida autonomia acomodarão.
A Prova continua obrigatória pra os alunos do 9º ano e facultativa para os do 2º e 3º ciclos do Básico,
Os alunos que a realizem podem continuar a aceder a um certificado que custa 25 € para os alunos “normais e 12.5€ para os mais pobrezinhos abrangidos pela ASE. Claro que estes pagamentos são exigidos dentro da escolaridade obrigatória, gratuita e universal mas o certificado foi considerado pelo IAVE uma "oportunidade única para obter um certificado reconhecido internacionalmente a um preço simbólico”, pois no mercado “o preço normal deste certificado é de cerca de 75/80 euros”. Parece que disseram isto sem se rir. Vejamos o resto,
O problema é que os resultados o ano passado foram, por assim dizer, fraquinhos, fraquinhos. De facto, 47% dos alunos do 9º que fizeram o teste obtiveram o nível A2 correspondente ao 7º ano e apenas 22.1% obteve o nível B1 o correspondente ao 9º ano. O MEC sempre genial nas suas decisões tinha antecipado as dificuldades dos alunos portugueses e precaveu-se realizando o exame com o nível A2, ou seja, mandou fazer um teste para alunos do 9º ano com um nível de dificuldade correspondente ao 7º ano que coloca o irrelevante pormenor do valor dos certificados. Mas continuemos.
A minha dúvida, coloquei-a na altura era, isto serve para quê? Continuo sem perceber a não ser que tudo isto representa uma excelente PPP, Parceria Público Privada que envolveu a altura, MEC, Universidade de Cambridge, Porto Editora, BPI, Connexall, Fundação Bissaya Barreto, Novabase e, evidentemente, os pais pagantes.
Entretanto preparem-se, o MEC acaba de anunciar que o teste deste ano é mesmo um teste a sério, vai ser mais difícil. Disse Nuno Crato e como sabem Nuno Crato nunca diz nada que não seja rigorosamente verdade.
Se os alunos do 9º tiveram dificuldades com testes ao nível do 7º, agora, com a enorme quantidade de professores que as escolas dispõem para apoio às dificuldades de alunos e professores, um início do ano realizado sem sobressaltos, a colocação no tempo certo de todos os professores, funcionários e técnicos, as notas do “Key for Schools” só podem ser  …. Outstanding, como gosta a FCT e como Crato exige.

Sem comentários: