sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

NUNO CRATO VAI DAR EXPLICAÇÕES

O Ministro foi chamado ao Parlamento para dar explicações sobre o processo conhecido por “Municipalização das escolas” integrado no “Programa Aproximar”.
Nada de estranho, como se sabe, “dar explicações” constitui um dos mais frequentes recursos ao serviço da educação em Portugal. Não fora a crise que diminui as possibilidades das famílias e a política educativa, milhares de alunos sem aulas e o ensino transformado na preparação para exames, teria dado um excelente contributo para o florescimento deste nicho de mercado.
Este movimento de “aproximar” tem suscitado imensas dúvidas e parece assentar no equívoco de confundir “autonomia das escolas” ferramenta imprescindível para promover a qualidade, com “municipalização”, para além do mais com contornos altamente nebulosos, e que não garante maior autonomia, antes pelo contrário, apenas pode mudar a “tutela”, por assim dizer. Aliás o artigo de hoje no Público de do director de escola, Filinto Lima, é um exemplo dos equívocos e falta de transparência de todo este processo.
Para além das “explicações” de Nuno Crato, sobre as quais não tenho grande expectativa quanto a novidades, o Ministro não se tem revelado muito bom explicador, sempre que fala desencadeia apreciações que não passam, cito-o, de “conjecturáveis ambiguidades” tenho uma enorme curiosidade de outra natureza.
O genial troca-tintas Poiares Maduro afirmou que nunca esteve na intenção do Governo passar para as autarquias a gestão dos docentes. É sabido e conhecido, foram públicas, que as propostas avançadas pelo MEC sobre esta matéria passavam para as Autarquias várias dimensões da gestão de professores premiando, inclusivamente, as que poupassem no número de professores recorrendo a números mais baixos dos que seriam considerados neessários, estimulando um "factor de eficiência", uma pérola do "economês", língua que substituiu o "eduquês" na comunicação oficial do MEC.
Pode ser um número estimulante a “explicação” de Nuno Crato sobre esta matéria, tal como várias, outras, o “currículo local”, avaliação externa, a relação com o ensino privado, etc.

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