sábado, 20 de dezembro de 2014

ELE HÁ ENUNCIADOS!

"Segurança Social vai invocar interesse público para dispensar pessoas"

Eu sei que a economia, a decisão politica, o conhecimento dos mercados, as finanças, a gestão das empresas, os ... etc., etc., são matérias que um cidadão normal, com preocupações e conhecimentos normais sobre a vida e a dificuldade das pessoas tem imensa difculdade em perceber,
Tanto assim é, que apesar de inúmeros programas, painéis, especialistas com currículos de uma solidez a toda a pova, catedráticos e outros musicólogos, se esforçarem por nos explicar, mesmo que o façam devagarinho, estes meandros altamente complexos da economia, a coisa continua difícil para a generealidade nós, os chamados mexilhões.
Este é um exemplo desta dificuldade de entendimento de alguns postulados ou enunciados. Vejamos de forma mais pormenorizada.
A Segurança Social, repito a Segurança Social, cuja área de competência é a protecção e apoio às pessoas, designadamente, às que estão em situação mais vulnerável ou fragilizada, vai defender o interesse público, ou seja o interesse das pessoas, para promover o desemprego de pessoas, ou seja, tornar estas pessoas mais vulneráveis pois lhes retirará a fonte de rendimento e de garantia da sua dignidade e qualidade de vida. Não é fácil entender.
Dito de outra maneira, alguém vai dizer "estou aqui para o proteger e ajudar, a si e a todos os outros que necessitam e, justamente para vos proteger a todos vou despedi-lo. Espero que compreenda o seu despedimento e o estado em que vai ficar, pois trata-se de defender o interesse das pessoas. Contamos, pois consigo e com a sua compreensão e solidariedade".
Por que será que se lê um título destes, o estômago dá uma volta e sente-se uma raiva a crescer nos dentes?

Sem comentários: