domingo, 28 de dezembro de 2014

"É PRECISO VIRAR AS SALAS DE AULA AO CONTRÁRIO"

“É preciso virar as salas de aula ao contrário”

É verdade que estamos na época natalícia e como tal com uma especial tolerância a milagres e a ouros fenómenos capazes de com um estalar de dedos mudar a realidade.
Vem esta estranha introdução a propósito da divulgação no insuspeito Observador do miraculoso trabalho de Salman Khan, fundador da Khan Academy, que já tem mais de 2000 vídeos no Youtube, vejam só 2000 vídeos, e “está a revolucionar a educação”, isso mesmo, a revolucionar a educação.
Estive a assistir a alguns dos vídeos, dois mil é demais, apesar de estar com algum tempo a minha dor ciática impede-me a concentração mas, confesso, não fui tocado, não senti o chamamento do milagre.
Vislumbrei um conjunto de formas e de trabalho e de ideias, fortemente apoiadas nas novas tecnologias com o seu sedutor efeito, que a generalidade dos professores, DESDE QUE TENHA CONDIÇÕES RAZOÁVEIS DE TRABALHO, conhece e utiliza de forma bem sucedida, sendo que de inovação vi pouco, embora sublinhe algo que me é caro, por princípio, o chamado trabalho de casa, deveria ser realizado na escola e o tempo de casa usado com outro tipo de tarefas que também serão úteis pata a escola.
À excepção de meia dúzia de “sound bites” diria sem recorrer a trocadilhos fáceis que a montanha pariu outro (C)rato. E vi uma mega produção de forte impacto mediático e com boa imprensa com alguns produtos sem dúvida interessantes, sem dúvida, mas sem propriedades mágicas.
Na verdade, é já o segundo iluminado que em pouco tempo queria revolucionar a educação. Se bem se lembram, há algum tempo Nuno Crato afirmou que se fosse Ministro implodia o Ministério da Educação e com a generalização dos exames chegaria a panaceia para a educação portuguesa. Salman Khan apenas acha “que é preciso virar as salas de aula ao contrário”, tarefa reconhecidamente mais simples nos nossos territórios educativos em que muitas das nossas escolas já estão no bom caminho, em milhares delas faltaram professores durante quase dois meses.
A revolução provocada por Crato está à vista.
Aguardemos pelo milagre revolucionário de Salman Khan que está apoiado pelo mecenato da Fundação Portugal Telecom.
Eu sou um agnóstico empedernido, mas estou disponível para a acreditar.
A sério que estou.

Sem comentários: