quinta-feira, 6 de novembro de 2014

A SOLIDARIEDADE EUROPEIA

"Acordos secretos com Luxemburgo permitem a 340 multinacionais pagar menos impostos"

Há dias a nossa grande amiga, protectora e benfeitora Ângela Merkel entendia que não precisamos de estudar muito, já temos gente licenciada a mais, o melhor é aprender "uma profissão". É melhor deixar essa coisa de estudar para os países mais desenvolvidos, superiores, por assim dizer.
Hoje, através de uma investigação de grande escala, ficamos a saber que no Luxemburgo, aquela terra onde só se pode falar luxemburguês, se estabeleceram nos últimos anos acordos secretos entre as autoridades luxemburguesas e um conjunto de multinacionais promovendo amplos benefícios fiscais e, simultaneamente, incentivando a evasão fiscal nos países de origem dessas multinacionais.
Adivinhem quem chefiava por esta altura o Governo luxemburguês. Exactamente, Jean-Claude Juncker, o novo Presidente da União Europeia, lugar a que se candidatou em nome, entre outras bandeiras, da transparência, do ideal europeu, da coesão e solidariedade europeias. Lindo.
Na verdade, não é nada que estranhemos. sabemos ao que vem esta gente e "os amigos são para as ocasiões", como diz o nosso povo que tem, aliás, uma profunda experiência neste tipo de episódios.
Podiam, no entanto, poupar-nos ao indecoroso e despudorado espectáculo de nos convencer de que são gente de bem e interessados no bem-estar dos cidadãos europeus, de todos os cidadãos e de todos os países.

Sem comentários: