quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA COLUNA

"Sete dicas para cuidar das costas do seu filho"

A agenda das consciências é de uma diversidade surpreendente. Ontem à tarde fui surpreendido por um telefonema de uma jornalista do Observador que, no âmbito do Dia Mundial da Coluna hoje assinalado, preparava um trabalho sobre os cuidados a ter com a coluna dos mais novos para o que solicitava a colaboração de alguém ligado ao universo da educação. 
Sendo o Dia Mundial da Coluna dediquemos então umas notas breves a esta questão e numa linha diferente da abordagem do Observador.
Os tempos que atravessamos são paradigmáticos relativamente aos problemas de coluna, de postura.
Não estou a pensar em termos musculo-esqueléticos e ortopedia ou fisiatria, sei nada sobre isso, mas creio que muita gente apresenta problemas de coluna.
Quando eu era pequeno, ouvia o meu pai, recorrendo a uma linguagem mais própria daqueles tempos, sublinhar nas nossas conversas a importância de andar com as costas direitas. Queria ele dizer que deveíamos ser sérios e responsáveis, ter palavra como também afirmava. 
Sempre me dizia que nunca fazemos tudo bem feito, evidentemente, mas quando erramos temos de assumir os erros e as responsabilidades. Gente séria, nas suas palavras, tem a espinha direita.
Um exercício breve de olhar à volta, ouvir muitos discursos e assistir a comportamentos recorrentes de muitas figuras mostra como tanta gente terá problemas de coluna. Aliás alguns parecem mesmo nem sequer ter coluna, são enguias.
Talvez não tivessem sido bem cuidados quando cresciam.
Ou então, eu e outras pessoas como eu estamos erradas e fora do tempo.
Provavelmente é mesmo isso, falta-nos flexibilidade na coluna.

Sem comentários: