quinta-feira, 11 de setembro de 2014

NUNO CRATO E O BURRO DO INGLÊS

O Ministro Nuno Crato não pára de me, nos, surpreender. Em entrevista à RTP elogiou o trabalho de reitores e presidentes dos politécnicos afirmando que as instituições de ensino superior estão a funcionar melhor apesar dos cortes orçamentais de 20% nos últimos anos.
Citando do Expresso, ""O que é extraordinário é que as universidades, os diretores das instituições, os reitores, os investigadores, os professores conseguiram, apesar disto acontecer [cortes] que as universidades funcionassem melhor que tivessem mais receitas próprias, que tivessem mais projetos de investigação".
Não vale a pena retomar as afirmações sobre as dificuldades que as instituições estão a conhecer e o impacto negativo fortíssimo na investigação e produção científica dos cortes nos orçamentos do sector. O Ministro vai negar a realidade, como sempre.
Lembrei-me apenas da velha e conhecidíssima história do burro do Inglês. O Inglês dono do burro, para poupar, foi dando cada vez menos comer ao burro  até que este se finou. Pensou o Inglês, "agora que o burro já conseguia estar sem comer é que morreu".
Haja alguém que rapidamente conte ao Ministro Nuno Crato esta história.
Há palavras e discursos que não se podem produzir, por gente intelectualmente séria, evidentemente.

Sem comentários: