quarta-feira, 20 de agosto de 2014

PERPLEXIDADES DO MUNDO DA EDUCAÇÃO

"Ministério coloca nos quadros professores em idade de reforma"


Apesar de muitos anos por cá ainda sou atingido pela perplexidade.
Entre os professores com muitíssimos anos de experiência, sempre a contrato, que conseguiram agora a vinculação que lhes proporciona estabilidade e segurança na carreira, 16 já têm mais de 60 anos, destes, 3 estão em idade de se reformar, têm entre 66 e 68 anos e uma docente que esteve a contrato durante 25 anos, 25 anos, repito, fará em Setembro 70 anos sendo, por isso, obrigada a aposentar-se.
Parece uma notícia da "silly season" mas é uma situação elucidativa do mundo estranho e incompetente da gestão dos professores e das suas carreiras durante décadas de política educativa no nosso sistema educativo.
Não adianta justificar esta bizarrice com os procedimentos e critérios administrativos. Passar 25 anos de vida profissional, de contrato em contrato com o mesmo empregador, obter, finalmente, um lugar de carreira mesmo, mesmo a tempo de se reformar no mês seguinte por atingir o limite de idade, os 70 anos, desafia a imaginação e mostra o que não deve acontecer.

3 comentários:

Rony G disse...

A docente tinha 25 anos de serviço... Não passou 25 anos a trabalhar para o mesmo empregador. Se tiver trabalhado sempre para o estado passou bem MAIS que 25 anos para obter os 25 anos de serviço!!! Na educação o tempo de serviço não são anos "normais"... Para se obter 25 anos de serviço é necessário trabalhar entre 30 a 35 anos.

Ou seja... é a situação é PIOR do que aquilo que aqui está descrito!

Anónimo disse...

E recebe uma medalha de cortiça pelos serviços prestados, saindo pela porta dos fundos, no primeiro escalão da carreira profissional, como caloira iniciante. HUMILHANTE!

Anónimo disse...

Uma indignidade. Falei dos 25 anos pois foi o tempo de serviço com que a docente se apresentou a concurso.