domingo, 10 de agosto de 2014

O CARRO VASSOURA

"Lisboa confirmou primeira Volta para Gustavo Veloso"

Terminou hoje a Volta a Portugal. Quando vejo notícias sobre a Volta Portugal lembro-me de quando era miúdo e a caravana da Volta passava à beira da minha terra. Quase sempre havia uma etapa que, se bem me lembro, começava em Cacilhas, e levava aos ciclistas para Sul passando no Laranjeiro onde íamos “ver passar os ciclistas”
Era dia de romaria, ia-se cedo para encontrar o melhor local de visão e o melhor acesso aos brindes distribuídos pela "carros dos anúncios", como lhes chamávamos.
A passagem da caravana era breve e marcada pela tentativa de saber se à frente passava um ciclista do Sporting, João Roque, Firmino Bernardino ou o incontornável Joaquim Agostinho ou, claro, do Benfica, Américo Silva ou Peixoto Alves, por exemplo. O segundo grande momento era a passagem, antes dos ciclistas, dos "carros dos anúncios" e a distribuição de ninharias cuja caça era uma tarefa complicada mas um desafio irresistível. O terceiro momento mais aguardado era a passagem do carro-vassoura que nos deixava sempre um pouco a pensar e a discutir entre nós como deveria ser difícil desistir, não poder seguir com os outros, e ser recolhido numa viatura com o "simpático" nome de carro-vassoura. Quase sempre chegávamos à conclusão que um ciclista deveria mesmo sentir-se mal quando nele entrava, o que nos fazia ter "respeito", como dizíamos, pelo carro-vassoura.
Com esta memória da Volta a Portuga acesa de repente lembrei-me dos miúdos que vão entrar na escola daqui a umas semanas e que, de mansinho, mais cedo ou mais tarde, por uma razão ou por outra, começam a não ser capazes de acompanhar os outros e vão acabando, também eles, por entrar nos diferentes carros-vassoura que a vida vai pondo à frente dos que não acompanham o ritmo, seja ele qual for.
O problema é que, contrariamente ao que se passava no carro-vassoura da Volta a Portugal de onde se sai no fim de cada corrida para iniciar uma outra, muitos dos miúdos vão passar boa parte da sua vida nalgum carro-vassoura.

Sem comentários: