quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A PRODUTIVIDADE DOS MÉDICOS

"Se as consultas demorassem só 15 minutos, não havia falta de médicos de família"

Uma auditoria do Tribunal de Contas aos serviços de saúde sugere duas orientações que pretendem a melhoria do Serviço Nacional de Saúde e que merecem umas notas breves.
A primeira orientação é aligeirar a carga de funções administrativas imputadas aos médicos libertando-os para a prática clínica. Habituados que estamos a esta excessiva burocracia nos serviços da administração e nos custos em desperdício de tempo e esforço e perda de eficácia poderá fazer sentido.
A segunda orientação e que suscita alguma inquietação envolve encurtar o tempo médio de consulta de 21 minutos, a duração média em 2013 para 15 minutos, se for "razoável" acautelam os auditores. Tal medida, afirmam, eliminaria a falta de médicos de família que afectava, em 2013, 21,4% da população utente, 1,6 milhões de portugueses que sofrem a degradante e indigna situação que as frequentes notícias reportam, a luta por uma consulta, sem garantia de a conseguir, indo a meio da noite para a porta do centro de saúde.
Aqui está uma espécie de ovo de Colombo, levando à letra a conhecida "visita de médico" haveria médicos para todos. Com um pouco mais de ambição, porque não 5 minutos ou ainda menos?
Oxalá Nuno Crato não se lembre de diminuir mais as horas de aulas para precisar de menos professores que se juntariam aos 30 000 que saíram nos últimos três anos.
Parece razoavelmente claro que para realização de uma consulta médica, não apenas o preenchimento de receituários ou da requisição de exames complementares, 15 minutos são insuficientes para um trabalho de qualidade.
Como é sabido, muitas das pessoas que recorrem às consultas são idosas que frequentemente sofrem de “sozinhismo”,a doença de quem vive só, que se minimiza no convívio com outros sós na sala de espera e na atenção de um médico que escuta, por vezes, mais a dor da alma que as dores do corpo.
Já estive envolvido em circunstâncias, pessoais ou acompanhando familiares, em que o médico claramente estava pressionado pelo tempo que (não) podia dedicar, a atitude que (não) podia demonstrar, a comunicação que (não) podia estabelecer. As muitas pessoas com horas de espera na sala inibem-no na disponibilidade e tempo necessário a uma consulta que, de facto, o seja, e não um acto administrativo realizado sob pressão da "produtividade".
Ainda assim nada que se estranhe num tempo em que os números se sobrepõem às pessoas.

Sem comentários: