quarta-feira, 9 de julho de 2014

O JOGO QUE O BRASIL NÃO PODIA PERDER

"O Brasil não estava preparado para uma Alemanha tão perfeita"

Não vou referir-me às incidências do jogo com a Alemanha e tentar encontrar explicações para o inesperado resultado, deixo isso para os especialistas que em futebolês analisarão tal descalabro.
Apenas uma nota telegráfica.
A atribuição ao Brasil da organização do Campeonato do Mundo implicando gastos colossais que muita gente considerou injustificados num país que apesar dos progressos ainda apresenta níveis preocupantes de pobreza e de difuldade a necessidades básicas, levou à onda de contestação que fomos acompanhando.
Dada a paixão dos brasileiros, e não só, pelo futebol, a vitória no campeonato do mundo seria a única forma de minimizar as reacções negativas ao próprio campeonato em terras do Brasil. A Presidenta Dilma sabe que a sua própria liderança e futuro eleitoral também estarão ligados ao sucesso futebolístico do Brasil neste campeonato.
Gostava de estar enganado mas creio que esta derrota, já de si esmagadora pelos números, irá ficar muito mais cara ao Brasil e ao seu povo, do que agora podemos adivinhar pelas imagens que se começaram a ver logo depois do fim do encontro.
A coisa está preta, como diria o Chico Buarque.

Sem comentários: