quinta-feira, 10 de julho de 2014

ATENÇÃO, SISTEMA PÚBLICO DE EDUCAÇÃO EM IMPLOSÃO

"Crato quer retomar Prova de Avaliação "muito em breve""

O Ministro Nuno Crato anunciou hoje em Londres que em breve se retomará a sinistra Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades para acesso à carreira docente, envolvendo também professores com experiência docente e avaliada.
Como é costume, é o mantra habitual de Nuno Crato, a justificação prende-se com a "qualidade da docência". É evidente que ninguém em Londres lhe terá perguntado como é que a delirante Prova que se realizou em 18 de Dezembro no meio de um turbulento processo pode "avaliar" "conhecimentos e capacidades".
No entanto, mais interessante que o anúncio da volta da Sinistra Prova é a afirmação do Ministro relativa às mudanças no sistema educativo.
Nuno Crato afirmou, segundo a Lusa, ser difícil implementar reformas num "sistema muito centralizado, muito dependente do Estado, onde os professores são funcionários públicos".
O enunciado não é surpreendente mas vai clarificando a missão do Ministro, a implosão do sistema público de Educação.
Entende Nuno Crato que um sistema centralizado é negativo. Então que se promova seriamente um reforço da autonomia das escolas, que se promova a desburocratização de processos. Acontece que esta centralização, burocracia controleira e o fingimento de autonomia em que o sistema vive são promovidas e alimentadas justamente pelo ... MEC.
Diz também que é um sistema dependente do Estado e os professores são funcionários públicos, dois pecados mortais. Acontece que é justamente esta tutela do estado relativa ao sistema e aos recursos que lhe confere, também, o carácter de "sistema público" de educação e ensino.
A afirmação de Nuno Crato é, pois, extraordinariamente clara, a privatização das escolas e a contratação de docentes pelas leis do mercado serão a chave da mudança e a panaceia da qualidade.
Deixamos, assim, de ter qualquer dúvida sobre a visão e missão de Nuno Crato, a implosão do sistema público de educação e ensino.
Antes de ser Ministro, ainda era um opinador em estado de graça, afirmou que se fosse Ministro implodiria o Ministério da Educação.
Muita gente aplaudiu e até achou engraçado, no fundo era coerente com um estado de graça, sempre que abria a boca era aplaudido.
Agora está bem mais clarificado o que Nuno Crato queria dizer.

Sem comentários: