domingo, 20 de julho de 2014

A ABSURDIDADE DA SINISTRA PROVA

"Afinal, o que é que um professor tem de saber para dar aulas?"

Foi conhecido o modelo para a sinistra Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (?) que se realiza no próximo dia 22 numa manobra inqualificável, eticamente delinquente, do MEC.
Esta sinistra Prova não terá a componente específica, os conteúdos próprios das disciplinas que os professores se propõem leccionar. Talvez Nuno Crato se tenha convencido que os professores têm conhecimento científico das matérias que ensinam.
A componente comum mantém o seu insultoso modelo, 32 itens de escolha múltipla (80% da "nota" a atribuir ao docente) e uma "pergunta de desenvolvimento" como dizem os alunos, que deverá compreender ente 250 e 350 palavras. O MEC chama chama-lhe "resposta extensa orientada” (!!!) com o peso de 20% na "nota" final.
As questões de resposta múltipla, tal como em Dezembro, serão do tipo de questões e problemas de lógica que se encontram nas revistas para entretenimento e servem de "exercício" mental.
Se não estivéssemos em presença de algo muito sério tudo isto seria anedótico. Ninguém minimamente conhecedor do trabalho de professor pode aceitar que assim se avaliam "Conhecimentos" e "Capacidades" para o exercício da profissão de professor. Só por existir, esta Prova é aberrante, nestes termos é um insulto à inteligência, aos conhecimentos sobre ensino e aprendizagem, aos professores, a todos os Professores, designadamente aos que a irão (?) realizar e aos que a irão (?) vigiar e corrigir.
Deixem-me recordar uma pequena história. No dia 18 de Dezembro, durante a tarde, estava a participar num programa de SIC sobre a Sinistra Prova. O jornalista tinha-me perguntado porque lhe chamo sinistra. A certa altura os espectadores podiam intervir pelo telefone. Uma professora que entrou em linha, disse que tinha realizado a Prova e começou a ler algumas das questões. Confesso que até eu fiquei embaraçado, todas as pessoas que estavam no estúdio se começaram a rir do disparate de perguntas que, supostamente, deveriam avaliar "Conhecimentos" e "Capacidades" para se aceder à carreira de professor. O jornalista percebeu melhor porque razão chamaria eu sinistra a esta aberração.
Como já referi e em Dezembro sublinhei, esta sinistra Prova de Avaliação e Conhecimentos Capacidades é uma ofensa. Mas não é uma ofensa aos que a vão realizar, é uma ofensa a Todos os Professores.

Sem comentários: